sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

ah,o natal!

Normalmente segue o dia,O homem chega do trabalho cansado.A mulher lhe preprara a mesa.
O homem e a mulher comemoram juntos algo especial.desde cedo se empenham em arrumar a casa com uma decoração especial,luzes coloridas,árvore enfeitada,compra e embalagem personalizada dos presentes,muitos embrulhos.Há no canto da sala um cahorro e uma criança,brincando distraídos o menino e o cachoro são dois amigos,cumplices.trancados alí naquele apartamento de classe média.naquele ambiente urbano-tão comum.Um menino 5 anos no máximo,a criança e o cachorro também fazem parte da cerimônia anual.chegaram á pouco á esse mundo.adoram o natal,essa festa onde todo mundo ganha coisa de todo mundo...pouco sabem quem morreu e quem matou na origem dessa comemoração.não sabem que o menino que nasceu agora,morre aos 33 em meados de abril do ano que vem...e tampouco que ele ressucita,que voa,veja você...sabem que se comemora um nascimento,e que isso é importante o bastante para a troca de presentes e para a celebração do ser-humano.(que é o mais importante para ele o menino)
há no quadro na parede uma familia,ha no coração de todos ali uma familia.todos comem e bebem e sorriem.tentam mantér o quanto podem,com toda força;esse espirito.pelo menos nesse dia.
nesse dia.o dia é santo.peru,árvore,ceia,luzes,camera,acão!chega um tio com presentes.uma vó doente.um primo malino.uma prima chata...uma familia se espedaçando ante a grande mesa de natal.o homem comemora a bela família que em pouco ergueu,o eixo particular.o motor particular,gerador de felicidade e preocupação extremas.quase na mesma proporção.

Segue a festa;.com fofocas da tia berenice.os copos de cidra-espumante secam sobre a mesa.os convidados chegam e saem...
-A joana vai para a festa na casa de mayarinha...
-O teco,ele vai para uma festa entre os amigos...
Levanta-se a tia mafalda;''vamos orar pelo vovô mauricio que há pouco nos deixou,vamos lá; ave maria...''e prorroga-se a ladainha...
-amém!
que o espirito do natal sempre viva...e que alguém por favor venha ajudar jovem maria a lavar a louça e arrumar todo o pequeno apartamento do recém-casal.
carlos que tudo odeia,odeia também essa demagogía...
...mas bebe também da cidra.
do vinho.
e ganha também o presente,estamos vivos...e é natal,afinal!
e tome musicas natalinas e tome goles de vinho.abençoa senhor as familias amém...abençoe senhor a minha também...a familia vai se despedindo.
um-á-um...depois de muito comer,fuxicar e sorrir saem saudosos pela festa que vai esperar por mais um ano para acontecer novamente.
respira aliviada a menina maria...
-que bom que ja foram todos não é amor?
-vamo meu bem,vamo dormir...esse povo é muito chato...to cansado...
-e reveillon onde será?
-na praia,casa dos silva.
-nos silva!?....se você for...
-meu amor...é so mais um dia...vamo lá....
-um dia como outro qualquer...a gente vai,come,dá uns abraços e pronto,depois a gente volta.
e assim segue;
ano-após-ano;

Nenhum comentário:

Postar um comentário